Tortilha de espargos e presunto

Sempre achei que fazer uma tortilha era um processo de uma enorme dificuldade e nunca me arrisquei sequer a tentar. Na realidade, apenas há pouco tempo consegui dominar a (bastante) difícil arte de fazer uma omelete à restaurante…

Mas como filha de pai cozinheiro não podia desiludir numa receita tão simples como uma básica tortilha, juntando o facto de ter frigideiras ainda novas e aderentes, tive mesmo de arriscar.

Num dia em que fui ao supermercado, olhei para os espargos e como até nem costumo muito consumir, decidi comprar para experimentar na receita da tortilha.

Até que num daqueles dias em que parece que não nos apetece nada, e muitos menos ter de fazer alguma coisa, tive a ideia de fazer uma tortilha de espargos e presunto para o almoço.

Ingredientes

Para a tortilha precisei apenas de:

  • 1 molho de espargos frescos
  • 6 fatias de presunto sem a gordura
  • 6 ovos

Comecei por lavar bem os espargos e tirar as pontas. Salteei-os depois numa frigideira com um fio de azeite e temperei apenas com um pouco de sal, porque o presunto já é salgado.

Quando já estavam bem salteados juntei o presunto e deixei saltear também um bocadinho. Bati os ovos inteiros e juntei a esta mistura.

Dica
Para ajudar no processo de cozedura da tortilha, tapei a frigideira de forma a criar vapor e calor e ela ir cozinhando. Para a virar, tirei a tortilha direitinha para um prato e depois foi só virar o prato para a frigideira, para corar de ambos os lados.

Posso dizer-vos que esta receita foi bem mais simples do que eu esperava e acabou por se tornar numa das minhas favoritas. Experimentem!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.