Mousse de chocolate é aquele clássico das sobremesas que nunca falta no menu de qualquer restaurante, e o motivo é bastante simples.
Basicamente, fazer mousse de chocolate é o ovo mexido das sobremesas: tão, mas tão fácil que em dias em que o desejo de um doce aperta é a escolha ideal.
Apesar de ser uma das receitas mais fáceis de sempre, a verdade é que até agora ainda não me tinha aventurado numa receita mais “fit” da mousse de chocolate.
Há umas semanas aquela vontade doida por uma sobremesa voltou (se é que alguma vez foi embora..) e como tinha uma tablete de chocolate de 70% cacau na despensa, e na realidade também não queria ter muito trabalho, fui logo para a cozinha derreter o chocolate para a mousse.
Ingredientes:
Para esta mousse de chocolate só precisei de:
- 4 gemas
- 4 claras
- 1 tablete de chocolate negro 70% cacau
- Bebida vegetal de amêndoa e arroz (ou outra ao vosso gosto)
Comecei por derreter o chocolate com a bebeida vegetal até ficar derretido e se integrar com o leite, ficando com uma textura aveludada. Separei as gemas das claras e deixei o chocolate arrefecer um pouco.
Bati depois as claras em castelo até estarem bem firmes e juntei as gemas ao chocolate, mexendo muito bem para não cozerem.
Depois foi só integrar tudo com cuidado para não tirar o ar das claras em castelo e levar a mousse ao frigorífico até ganhar consistência.
No final piquei ainda uns amendoins torrados da Prozis que tinha cá por casa e usei como topping da mousse.
Leave a Reply