Bolo de coco e limão

Bolo de limão

Há uns dias, uma das pessoas que mais gosto de seguir no Instagram, a nutricionista Sofia Tomás, fez um bolo de limão com um aspeto maravilhoso. Como já andava com desejo de bolinho há uns dias, claro que não aguentei enquanto não me enfiei na cozinha.

Nunca tinha feito bolo de limão até hoje, porque tinha medo de ter de equilibrar a acidez do limão com muito açúcar, mas a receita da Sofia pareceu-me mesmo muito bem!

Acertei em cheio, que esta semana tem estado (FINALMENTE) imenso calor, e um bolo de limão cai sempre bem por ser uma opção bem fresquinha e leve.

Acreditem que este bolo me soube pela vida…

Mas vamos lá ao que interessa, que é a receita desta grande candidata a 8ª maravilha dos bolos fit.

Fiz algumas alterações à receita da Sofia, mas usei a sua base e resultou mesmo muito bem.

Precisei de:

  • 4 ovos
  • 150 gramas de farinha de aveia
  • 50 gramas de farinha de arroz 
  • 100 gramas de óleo de coco
  • 125 gramas de açúcar de coco
  • 1 limão (raspa e sumo)
  • Coco ralado q.b.
  • 2 colheres de chá de fermento

Comecem por pré aquecer o forno a 180ºC. Depois misturem o óleo de coco com o açúcar de coco até terem um creme. Separem as gemas das claras e juntem a este creme as gemas. Misturem bem e de seguida juntem o sumo do limão, as farinhas, o fermento e coco ralado a gosto (não coloquem muito para o coco não se sobrepor sabor ao limão).  

Envolvam bem a mistura e comecem a bater as claras em castelo. É só depois então uma questão de envolverem bem as claras com a restante mistura, mas com cuidado para não lhe retirarem o ar. 

Depois então é só mesmo levar o bolo ao forno, numa forma devidamente untada, ou de silicone, durante 30 minutos. 

DICA

Segui à risca esta dica da Sofia e não me arrependi. Aliás, começo a achar que o facto de os meus bolos anteriores nunca ficarem muito bem cozido também se poderá dever a este fator.

Quando colocarem o bolo no forno resistam à tentação de o abrir antes de terminarem os 30 minutos. Quando o bolo estiver pronto abram a porta do forno gradualmente, para ele ir arrefecendo devagarinho!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.