Salada Russa com um twist

salada

A salada russa é um clássico das refeições de verão. Penso que todos nós já passámos umas belas férias de verão em que os almoços se resumiam a salada russa e outras opções frias, leves e bem gostosas para aguentar o calor.

Há umas semanas o calor finalmente decidiu dar o ar de sua graça e começar a espreitar. Claro está que eu que adoro o verão não perdi oportunidade para inaugurar oficialmente a época das saladas.

Só que a quarentena, apesar das minhas caminhadas e exercício físico caseiro, trouxe-me de presente uns quilinhos a mais e então tive de dar um twist à minha salada russa.

Para começar, alterei ligeiramente alguns ingredientes base da receita, pois não gosto de ervilhas e em vez de pescada optei por atum, porque atum é vida e é só tirar da lata (lei do menor esforço e depois a culpa dos kg a mais é da quarentena…).

Além destes dois ingredientes houve outro que decidi alterar: a maioneses. Não sou especialmente apreciadora e por isso decidi procurar outras opções.

Ingredientes da salada

  • 4 batatas pequenas sem casca, cortadas em cubos
  • 2 cenouras médias cortadas em cubos
  • 2 ovos médios

Ingredientes do molho

  • 1 abacate maduro
  • Iogurte grego natural magro
  • Sumo de limão
  • Sal e pimenta a gosto

A receita da salada russa é tão badalada que não tem quaisquer segredos. Basta então descascarem as batatas e as cenouras e cortarem todas em cubinhos. Coloquem a cozer e enquanto isso cozam também os ovos numa panela à parte.

Depois de tudo cozido está na altura de cortar também os ovos em pedaços pequenos e juntá-los às batatas e cenouras numa taça. Juntem depois então também o atum.

Para o molho basta colocarem num processador o abacate, iogurte, sumo de limão e temperos. Eu coloquei o iogurte a olho, para ir verificando a cremosidade do molho e ir ajustando. Ajustem também à vossa vontade.

No final de terem o molho pronto é só juntar tudo e desfrutarem da sala. Se gostarem dela mesmo fria o ideal é cozinharem os ingredientes algum tempo antes da refeição.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.