Muffins de banana e manteiga de amendoim

Muffins

Como gosto de beber café depois de almoço e às vezes fico com a sensação de que falta qualquer coisa doce a acompanhar e, convenhamos, não tinha nada que fazer, decidi ir para a cozinha e fazer uns belos muffins.

Não sei se repararam, mas nas últimas semanas foi só pizza, bolos, scones, enfim, tudo o que só faz bem ao engorda aqui em casa e exercício também foi menos do que o ideal…

Mas estou já fortíssima de volta ao foco e por isso fui para a cozinha explorar opções. Calhou bem que tinha umas bananas já maduras e, para também ficar logo com as porções definidas, decdi fazer muffins.

A junção da manteiga de amendoim é óbvia, afinal manteiga de amendoim e banana é só das combinações mais gostosas de sempre (vocês não conseguem ver mas neste momento estou a salivar estilo Homer Simpson só de pensar…).

Ingredientes

  • 8 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de açúcar de côco
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 ovo
  • 2 bananas
  • Leite magro ou bebida vegetal até à massa ficar com uma boa consistência

A receita deste muffins é super fácil e rápida. Comecem por triturar as bananas com o ovo e a manteiga de amendoim até ficar um creme. De seguida juntem os restantes ingredientes à exceção do leite e envolvam a massa.

No meu caso, fiz tudo num processador de cozinha, por isso fui sempre “triturando” para envolver bem a massa, com paragens para mexer com uma espátula e reirar o que fica acumulado nas laterais.

Com a massa já envolvida vão juntando o leite até que ela fique com uma textura cremosa mas sem estar muito líquida nem muito espessa. Deve estar líquida o suficiente para conseguirem verter bem a massa para as formas dos muffins.

Eu uso umas formas de silicone que comprei há muitos anos no IKEA, por isso não preciso de as untar, mas ajustem tudo aos vossos utensílios e mesmo até ingredientes.

Após verterem a massa dos muffins em cada forminha levem-nas ao forno durante 30 minutos, ou até os muffins estarem dourados e cozidos (façam o teste do pailto, nunca falha!), a 180º.

Dica

Para ficarem com uma crosta interessante por cima, polvilhei os meus muffins com um bocadinho de açúcar de côco para caramelizar e formar uma crosta super saborosa.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.