Já fiz esta receita há uns bons meses, mas por estado um pouco afastada do blogue e redes sociais, só agora é que a partilho convosco.
Há uns meses passei um fim-de-semana na zona de Castelo Branco e trouxe de lá umas laranjas maravilhosas, biológicas e só não colhidas por mim porque não tenho assim muito jeito para a coisa.
Estas laranjas eram mesmo muito doces, daquelas que só mesmo quando vamos à terrinha e comemos diretamente da árvore é que conseguimos encontrar, e como tinha muitas e não queria deixar estragar coloquei a imaginação a funcionar.
Como nunca tinha experimentado fazer bolo de laranja, porque tinha receio de que para colmatar a acidez da laranja tivesse de colocar muito açúcar. Com estas laranjas já doces por natureza decidi arriscar num bolinho.
Utilizei:
- Sumo de 2 laranjas;
- Raspas de 1 laranja;
- 300gr de farinha de espelta;
- 3 ovos;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 2 colheres de sopa de açúcar de côco;
- 2 colheres de sopa de farinha
Esta receita é muito fácil, de executar, basta juntarem primeiro os ingredientes secos (incluindo as raspas da laranja) e envolverem bem. Depois juntam os ovos, o sumo das laranjas e, se a mistura estiver muito grossa, podem juntar um bocadinho de água.
Coloquem depois a mistura numa forma à vossa escolha e levem ao forno até estar pronto. O meu bolo não cresceu muito e por isso adaptei e cortei em quadradinhos, porque tinha feito o bolo numa forma de bolo inglês.
Dica:
Como fiz esta receita com umas laranjas que naturalmente eram muito doces, não precisei de adoçar muito a massa do bolo, por isso adaptem ao vosso gosto.
Leave a Reply