O Natal é uma das minhas alturas favoritas do ano. Não resisto aos doces típicos desta época, excepto ao bolo rei, que não gosto, e entre os meus bolinhos de Natal favoritos estão as rabanadas.
As rabanadas, ou fatias douradas, sempre fizeram parte da minha infância e lembro-me bem, quando era criança, de ajudar a minha mãe na cozinha na véspera de Natal, na preparação dos bolinhos. A minha parte favorita era sempre passar as rabanadas pelo açúcar e pela canela (já nessa altura era apaixonada por canela). Agora aqui por casa reduziu-se o número de bolos presentes na mesa de Natal e as rabanadas foi uma das coisas que deixámos de fazer.
Como eu adoro rabanadas e já há alguns apitos que não comia experimentei há uns tempos, inspirada numa das minhas páginas de Instagram favoritas, Rise&Grind, fazer uma versão menos calórica das tradicionais fatias douradas.
Utilizei:
- Duas fatias de pão de forma Sporty;
- 1 ovo inteiro;
- Bebida vegetal de côco;
- Canela em pó a gosto;
- Mel, xarope de agave ou maple syrup (opcional;
- Óleo de côco.
Primeiro comecem por aquecer a bebida vegetal até esta estar morna. Podem substituir a bebida vegetal de côco por outra de que gostem ou mesmo por leite magro. Eu optei pela bebida vegetal de côco por esta ser naturalmente adocicada.
Depois então batam o ovo e juntem o leite enquanto continuam a bater a mistura para esta ficar homogénea. Passem as fatias de pão pela mistura do ovo com a bebida vegetal e untem depois uma frigideira com óleo de côco.
Quando o óleo estiver quente coloquem as fatias na frieira e virem-nas quando elas estiveram douradas.
No final, polvilhem as rabanadas com canela e coloquem um fio de mel, agave ou maple syrup por cima.
Estas fatias douradas ficam tão boas que são perfeitas para qualquer altura do ano.
Leave a Reply