Há algum tempo que queria experimentar uma versão “fit” de tarte de maçã. Como neste fim-de-semana uma certa pessoa lá em casa estava com desejos de tarte de maçã, decidi experimentar fazer uma versão “fit” para o lanche.
A minha tarte de maçã não fica tipo bolinho, fica com a base normal de tarte, recheio de puré de maçã e canela e por fim, leva pedaços de maçã por cima.
Utilizei:
- Maçãs raineta cozidas e desfeitas em puré;
- Canela a gosto;
- 2 maçãs raineta cortadas em pedaços finos; 2
- ovos;
- 200gr. de farinha de espelta;
- 100gr. de farinha de avelã;
- 1 colher de sopa de óleo de côco;
- 1 colher de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de açúcar de côco.
Massa:
Juntem a farinha de espelta com a de avelã, misturem bem e abram uma cavidade no centro. Coloquem os ovos, o mel e o óleo de côco e comecem a mexer bem a massa até esta estar uniforme.
Deixem repousar meia hora e polvilhem uma bancada, ou superfície onde dê jeito esticar a massa, com farinha (a que quiserem) e comecem a esticar a massa. A espessura neste caso pode ser ao vosso gosto. Eu deixei a minha com cerca de 1cm/ 1,5cm de espessura.
Quando ela estiver com o tamanho ideal para colocar na tarteira, coloquem então uma folha de papel vegetal na tarteira e depois a massa por cima, para cobrir toda a superfície da forma sem esta colar depois.
Recheio:
Comecem por descascar as maçãs. Cortem em pedaços e coloquem-nos depois num tacho, juntamente com um pau de canela. Quando a maçã estiver cozida a desfazer-se, desliguem o lume, retirem o pau de canela e triturem com a varinha mágica. Juntem depois ao puré duas colheres de sopa de açúcar de côco e duas colheres de sopa de canela. Misturem bem e coloquem por cima da massa.
Depois, cortem as maçãs em quatro e depois cortem cada quarto em fatias finas, para colocarem por cima do puré a enfeitar a tarte.
Levem a tarte ao forno até a massa estar cozida e asa maçãs estarem douradas.
Leave a Reply