Queques de banana sem lactose

Queques de banana

Há muito tempo que não fazia bolinhos. Desde que comecei o meu plano alimentar com a nutricionista que tenho só comido de acordo com as opções de que falámos (pão, ovos, gelatina, iogurte, papas de aveia, panquecas, crepes), e já tinha saudades de fazer um bolo.

Não consegui resistir à tentação, mas em vez de fazer um bolo optei por queques, assim controlo melhor as quantidades que como e também são mais fáceis de trazer na marmita.

Como tinha umas bananas já muito maduras em casa, decidi aproveitá-las e reciclar uma das minhas primeiras receitas “fit” de bolos— a do banana bread– mas em versão de queques e com algumas alterações.

Utilizei:

  • 2 bananas maduras;
  • 3 ovos;
  • 150 gr. de farinha de amêndoa;
  • 100 gr. de farinha de avelã;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 2 colheres de sopa de açúcar de côco;
  • 2 colheres de sopa de canela.

Primeiro que tudo, juntem os ingredientes secos. Depois, num processador de alimentos, ou liquidificadora ou até com uma varinha mágica, triturem as bananas com os ovos até terem um creme aveludado. Juntem esse creme aos ingredientes secos, envolvam bem e de seguida coloquem a massa em forminhas de queques.

Eu utilizei formas de silicone, se utilizarem das normais untem-nas antes de colocarem a massa dos queques, para ser mais fácil de depois os retirarem. Não encham as formas, porque apesar de os queques não crescerem muito, a massa pode transbordar.

Levem os queques ao forno pré-aquecido a 140 graus e vão verificando a sua cozedura. Quando eles estiverem prontos, desliguem o forno e deixem-nos repousar antes de desenformar.

Ficam maravilhosos e tão versáteis que podem comê-los ao pequeno-almoço, lanche, ceia, sobremesa, como quiserem.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.