Marmitas para a praia

Marmita praia

O verão é a minha estação do ano favorita! Adoro poder vestir roupa leve, usar sandálias, e principalmente ter a pele bem morena. Adoro praia e assim que os termómetros começam a subir não descanso enquanto não tiver o pé na areia.

A praia é mesmo dos meus sítios favoritos, pelo cheiro do mar, pela nostalgia dos meus tempos de criança, em que me fartava de brincar na praia, este é um local onde me sinto bem, feliz, relaxada e sou capaz de ficar um dia inteiro lá, seja a apanhar sol, a jogar raquetas ou à bola, a nadar ou na esplanada ao final do dia a comer um gelado.

Para aguentar um dia inteiro na praia, tenho de levar a geleira bem cheia e durante muitos anos as minhas escolhas recaíam em sumos de pacote, batatas fritas, sandes de panado, bolachas cheias de açúcar e bolinhos. Levava também fruta, porque adoro fruta, principalmente esta de verão (nectarinas, morangos, melancia).

Entretanto alterei os meus hábitos alimentares e aprendi a fazer marmitas saborosas e saudáveis, que condizem com o espírito de praia.

Hoje, quando penso em praia, automaticamente faço uma lista de compras mental: atum, frango, alface, rúcula, salmão, tomate, fruta variada. Para snacks geralmente levo frutos secos, fruta da época e bebo sempre muita água, porque acabo por não ter muita fome e geralmente não fico o dia todo na praia.

Depois é só colocar a imaginação a funcionar e preparar as marmitas.

Saladas

Uma boa salada nunca falha e mantém-nos saciados. Claro que cada um é como cada qual e devemos escolher os alimentos de que mais gostamos. As minhas saladas têm sempre a mesma base: alface, rúcula, tomate e abacate, o que ajuda na hora de preparar as marmitas.

Depois é escolher um complemento, por exemplo, salmão fumado; frango grelhado e cortado em cubinhos; atum; rosbife, o que quiserem. Complemento geralmente com um bocadinho de queijo feta ou as novas bolinhas de mozzarella light do Lidl e umas sementes de girassol.
O tempero fica à vossa total consideração. Eu costumo fazer uma espécie de vinagrete, com azeite, vinagre balsâmico e uma colher de café de mostarda Dijon. Fica muito bom, saboroso e sacia muito.

Wraps

Gosto muito de wraps e são muitas vezes a minha escolha. Geralmente compro os wraps integrais do Aldi e depois junto o que mais gostar. Imaginação nestas coisas não é o meu forte e por isso geralmente os wraps são de salmão, frango ou atum… começo sempre por barrar a tortilha com queijo Philadelphia, depois junto alface e rúcula, junto ovo cozido e o complemento que quiser.

É só depois enrolar e, se me apetecer um acompanhamento, faço chips de batata doce em casa.

Egg Muffins

Além de serem a refeição mais fácil do mundo, podem ser um simples snacks entre refeições ou a refeição. Basicamente, é baterem os ovos juntamente com o que vocês quiserem (espinafres e queijo; queijo e fiambre; atum e espinafres) e depois colocarem em formas de queque e levarem ao forno. Para dar um toque especial costumo levar os meus ao forno com queijo por cima, porque sou gulosa.

Podem ainda adaptar esta receita e fazer uma quiche sem massa, por exemplo, ou com uma massa do vosso agrado. O acompanhamento é semelhante ao dos wraps, não fujo muito a isto.

 

Estes são três exemplos de marmitas que eu levo comigo para a praia e que me satisfazem muito. Agora que o fim-de-semana está a chegar, e para os sortudos como eu as férias, podem já começar a pensar nas vossas marmitas da praia. Eu como não vou o dia inteiro para a praia, acabo por não levar muitas quantidades de comida, além e que com o calor acabo por perder um pouco o apetite.

A única tradição e que não abdico nos meus dias de praia é mesmo o gelado antes de ir para casa, afinal praia para mim é sinónimo de felicidade!

 

 

Leave a Reply

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.