Panquecas de banana

panquecas

Existe o Monstro das Bolachas e depois existo eu, um Monstro das Panquecas… Panquecas foram das minhas primeiras experiências “fit” quando iniciei o meu processo de reeducação alimentar. Comecei por trocar a farinha de trigo normal por farinha integral, depois por farinha de aveia/espelta, e agora que domino a arte de fazer panquecas “fit”  e tenho explorado receitas diferentes.

As últimas que fiz são mesmo das que ficaram melhor até agora. São de banana e ficaram fofinhas, altas e docinhas.

Fiz logo a contar com pequenos-almoços e lanches, capazes de alimentar um batalhão. Vá, se calhar não um batalhão… Fiz 15 panquecas pequenas, perfeitas para snacks.

Utilizei:

  • 4 colheres de sopa de farinha de espelta;
  • 1 colher de sopa de farinha de côco;
  • 2 bananas pequenas maduras;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 2 ovos;
  • Leite magro ou vegetal;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Comecem por triturar as bananas num processador de alimentos ou liquidificadora. Depois juntem os ovos e deixem a mistura envolver bem. A mistura vai ganhar ar, e penso que foi este o segredo para as panquecas terem ficado tão fofinhas. Depois então juntem os restantes ingredientes e continuem a triturar.
O leite coloquem a olho, a mistura não deve ficar muito líquida, para que os círculos fiquem pequenos e intactos na frigideira.

Untem uma frigideira com óleo de côco, ou se tiverem uma daquelas XPTO antiaderentes coloquem  diretamente a massa, em pequenos círculos, em lume baixo e vão virando conforme considerem que estão douradas ao vosso gosto.

Depois é só comer. E estas são tão boas que quase nem precisam de estar barradas com nada, simples são deliciosas.

 

Experimentem!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.