Bacalhau com natas

Adoro bacalhau com natas. É uma daquelas receitas que tão bem me lembra a minha infância e que reflete tão bem para mim o conceito de comida de conforto.

Em dias cinzentos e frios, comida de conforto é o que mais desejamos para animar o dia. Como o bacalhau com natas tradicional implica que tenha de fritar batatas e utilizar natas tradicionais, que são muito gordas, decidi arriscar numa versão mais saudável.

Assim, decidi no domingo, um dia perfeito para comida de conforto, que ainda por cima estava chuvoso, experimentar o meu bacalhau com natas fit.

Precisei de:

  • 2 postas médias de bacalhau;
  • 2 batatas doces médias;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 pacote de natas de soja light.

Primeiro é necessário cozer o bacalhau. Depois, lavam-se as batatas, cortam-se em cubinhos e colocam-se num tabuleiro de ir ao forno, para assarem. Temperem as batatas ao vosso gosto: eu coloquei pimenta preta, pimenta caiena e alho em pó. Quando o bacalhau estiver cozido e morno, devem desfiá-lo, enquanto numa frigideira alouram a cebola e o alho num fio de azeite. De seguida juntam à cebola e ao alho o bacalhau desfiado, deixam-no saltear um pouco, para apanhar bem o sabor do azeite e da cebola e depois reservam a mistura.

Numa tigela, colocam as natas de soja light, usei as da Shoyce, e temperam-nas ao vosso gosto: eu temperei com noz moscada, pimenta preta e caiena, e uma pitada de sal. As batatas depois de assadas retiram-se do forno, misturam-se com o bacalhau e, num pirex, envolve-se esta mistura com as natas. Como sou viciada em queijo, antes de ir novamente ao forno ainda coloquei um pouco de queijo ralado magro por cima do bacalhau com natas, mas é totalmente ao vosso gosto.

Coloquem então o bacalhau com natas no forno, deixem-no ficar tostadinho por cima e bem quentinho, mesmo à moda da verdadeira comida de conforto.

Gostei muito desta receita e com certeza irei repeti-la, até porque aqui por casa ficou mais do que aprovada.

 

Dica: O bacalhau pode ser comprado já desfiado, para vos facilitar a vida e poupar tempo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.